Quem quer ser visto e notado na internet reconhece a importância do marketing digital. E você, como se posiciona na web? Quais as suas estratégias e ações para chegar ao público-alvo e atrair a sua atenção?

Se não tem as respostas ainda, não se preocupe. Neste artigo, você vai conferir tudo o que precisa para fazer desse ano um marco.Afinal, a importância do marketing digital para o crescimento das empresas aparece não apenas em visibilidade, como também nos seus resultados financeiros.

É sobre isso que iremos conversar a partir de agora. E você não vai ver apenas benefícios do marketing para a empresa. O que iremos mostrar é um verdadeiro guia para colocar as suas ações em prática.

Interessado?
Então, vamos lá!

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7 Benefícios do Marketing Digital para Empresas

1. Garantir uma forte presença na internet

Você sabia que o Brasil é o terceiro país do mundo que passa mais tempo navegando na internet?
Além disso, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2016, cerca de 54% dos domicílios tem acesso à internet.
Muitos deles graças aos smartphones.

Obviamente, fica clara a importância de investir em marketing digital e garantir uma presença forte e ativa no mundo virtual, não concorda?

Isso porque, com o avanço da tecnologia e com cada vez mais pessoas tendo fácil acesso à internet, os mecanismos de buscas, como o Google, têm se tornado um dos principais meios de buscar respostas para qualquer dúvida.

É bem diferente e mais prático do que bibliotecas, por exemplo, que exigem um deslocamento da pessoa até o estabelecimento.

Já um smartphone conectado à internet proporciona mais facilidade em momentos de dúvidas, entregando os dados na palma da mão.

Logo, investir em marketing digital é essencial para que seus clientes e possíveis clientes consigam encontrá-lo a qualquer momento, tanto em mecanismos de buscas quanto nas mídias sociais.

Por isso, um site com domínio próprio também é imprescindível para facilitar a comunicação entre sua empresa e seu público.

2. Construir uma audiência qualificada

Você conhece seu público-alvo de fato? Sabe seus hábitos de consumo?
Compreender como a sua audiência pensa e age é essencial para garantir que seu negócio se mantenha saudável por longos anos.

Nesse contexto, o marketing digital deve ser encarado como um forte aliado do processo – e não como um obstáculo.

Quando ele é bem planejado, as estratégias e ações têm um alto poder de atrair usuários que estejam realmente interessados e tenham afinidade com o produto ou serviço que a empresa tem a oferecer.

Você se torna capaz de agir sobre eles até conseguir fidelizá-los por completo.O importante é que faça sempre um acompanhamento a partir do momento em que os clientes vão chegando à sua base.

Isso evita que algum deles fique frustrado com a empresa. Ao mesmo tempo, permite manter uma base consolidada de clientes. Mas atenção: seja organizado.

Crie listas e tente segmentar seus contatos de acordo com seus interesses para facilitar a comunicação, sejam eles assinantes da sua newsletter ou seguidores nas redes sociais, por exemplo:

Uma dica: ao elaborar um formulário em alguma landing page, certifique-se de incluir campos específicos que irão facilitar essa segmentação.

Além disso, realizar uma pesquisa com seus consumidores é um importante passo para criar buyers personas, que representam o perfil ideal de clientes que deseja para o negócio.

3. Falar com o público certo na hora certa

Essa é uma vantagem que está muito relacionada com o que acabamos de dizer. Ou seja, além de ajudar a construir uma base de contatos qualificada, o marketing digital possibilita que você faça a interação no momento certo, dialogando com o alvo exato.

Em outras palavras, é um método muito mais permissivo do que invasivo. Ele possibilita um grau de segmentação bem mais assertivo do que as mídias offline.

Basta analisarmos os spots no rádio ou os anúncios na TV para compreender. Nesses canais, muitas vezes, você nem mesmo é o público adequado para aquela oferta. Já com o marketing digital, é totalmente diferente.

Como mencionamos no tópico anterior, é possível criar listas de contatos de acordo com seus interesses e direcionar as ações para que os atinjam no momento certo.

Sem contar que o marketing digital facilita bastante a compreensão da jornada do comprador no funil de vendas.
Assim, você consegue oferecer a solução de acordo com o estágio em que ele possa estar.

Por exemplo, se um possível cliente tem um problema e já tem noção do que é preciso para resolvê-lo, ele vai começar a pesquisar opções de produtos ou serviços que vão solucionar sua demanda.

Mas se ele ainda não sabe o que realmente precisa de fato, é possível educá-lo através de uma série de ações.
Elas podem não envolver diretamente a solução em si, mas oferecer apontamentos até que ele chegue à conclusão que a empresa é a melhor para ele.

Além disso, com as ferramentas disponíveis no mercado atualmente, suas ações podem ser personalizadas ao máximo para que o cliente se sinta especial quando houver interações entre vocês. Isso ajuda a criar afinidade e a estimular a confiança.

4. Se destacar perante a concorrência

Mesmo com a grande quantidade de empresas no Brasil, são poucas que investem massivamente nessas estratégias. Porém, essa realidade está começando a mudar.

Empreendedores estão abrindo os olhos e entendendo a importância do marketing digital. Para você ter uma noção, 68,9% das empresas pretendem adotar estratégias de marketing de conteúdo para o próximo ano, por exemplo.

E estamos falando de apenas uma das possibilidades. O interessante é que o marketing digital permite que pequenas e médias empresas consigam concorrer com as grandes empresas.

E dado o atual cenário econômico, ele é uma saída para esses negócios continuarem a crescer e se destacar no mercado mesmo com um baixo investimento. Mas, afinal, como ele vai ajudar a superar seus concorrentes?

A chave para o sucesso no marketing digital é a geração de conteúdo que seja relevante para a audiência e que desperte o interesse dela pela sua empresa.

Uma empresa que não possui site, nem uma fanpage no Facebook e não produz conteúdo que agregue valor, dificilmente vai ser encontrada pelos consumidores e, muito menos, ganhar sua preferência no momento da compra.

5. É mais barato do que investir em mídia tradicional

Como mencionamos há pouco, mesmo com um baixo custo de investimento, é possível alavancar seu negócio, fazendo marketing digital do jeito certo.

Graças às excelentes ferramentas disponíveis para montar um plano de marketing, você consegue alcançar alto poder de segmentação, personalização e otimização do conteúdo/site para ser encontrado e conquistar clientes.
Isso não significa que o marketing digital seja gratuito.

Por outro lado, como anunciar nas mídias tradicionais (como tv, rádio e jornais) tem ficado cada vez mais caro, ele cresce como alternativa. Isso é válido principalmente para as empresas que estão começando.

Além disso, tem o fato de que a mídia offline pode ser um tiro no escuro. Não há como saber ao certo com quem você está dialogando. Mas esse é um assunto que veremos em um tópico mais à frente.

6. Marketing de Conteúdo que Vende

O conteúdo é a moeda de troca do marketing digital!

A partir do momento em que sua empresa passa a criar conteúdo relevante e atrativo para o público, tudo muda.
Você nota que converter um visitante em lead ou até mesmo em cliente não é tão difícil como parecia.

Desde que a estratégia seja bem segmentada, o marketing digital oferece maiores possibilidades de conversão.
Isso porque, ao contrário da publicidade tradicional, à qual estamos acostumados, ele possibilita um diálogo mais próximo com o público.

Obviamente, acaba fortalecendo a relação em longo prazo. Através do marketing digital, você pode contatar clientes a qualquer momento.

Em vez de incomodá-los com várias chamadas telefônicas, está ao seu alcance atingi-los de forma online, o que parece ser uma solução melhor.

Basta enviar um e-mail e deixá-los executar alguma ação no seu site, como fazer uma compra, assinar uma newsletter ou baixar um e-book, por exemplo.

A partir das interações entre vocês, ele passa a aprender mais sobre a marca e podem ser gerados leads importantes, o que, por fim, acaba proporcionando um aumento nas taxas de conversão.

Para você ter uma noção, as empresas que costumam adotar o marketing de conteúdo como parte da sua estratégia de marketing global apresentam em média 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads do que os negócios que ignoram essa necessidade.

Números bastante estimulantes, não é mesmo?

7. Você pode mensurar os resultados com precisão

Do mesmo jeito que o marketing digital facilita a compreensão seu público, seus objetivos e desafios, ele também qualifica a mensuração dos resultados e a otimização do que for necessário na campanha.

É como já falamos: a maior parte do marketing tradicional não consegue fornecer dados concretos sobre os resultados das ações.

Por exemplo, a empresa pode até saber quantas peças foram impressas, mas é impossível identificar com a precisão desejada quantas pessoas cada peça dessa atingiu.

Já no marketing digital é outra história. As ferramentas disponíveis fornecem resultados precisos. E esse cenário mensurado pode dar a você um panorama completo.

Através dele, você pode escolher as ações necessárias para melhorar seu desempenho. Tomamos como exemplo o disparo de e-mail marketing.

Utilizando boas ferramentas, você consegue saber quantas pessoas clicaram em certo link ou até mesmo se aquele e-mail gerou alguma venda através de alguma  tag.

E não para por aí.

Com ferramentas de web analytics, você obtém dados sobre o comportamento dos usuários no seu site.
Também identifica quais páginas mais visitadas, qual o caminho que o usuário fez até fechar um negócio e até mesmo o desempenho dos seus anúncios no Google Adwords e nos links patrocinados nas redes sociais.

São muitas possibilidades… se você quer ter mais informações e fazer uma análise de presença online do seu negócio, estamos à disposição para ajudá-lo!

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