Como aumentar as vendas? Com o crescimento da Internet e seu impacto em nosso dia-a-dia trouxe para os empreendedores oportunidades, muito interessantes para alavancar negócios e aumentar as vendas, independente se o negócio é físico ou digital, se é venda de produto ou serviço.

Antes, criar uma marca do zero que em pouco tempo ficasse conhecida e transmitisse toda a credibilidade necessária para uma venda era muito difícil ou, no mínimo, muito custoso.

Para escalar as vendas,  era comum o alcance dos negócios se limitarem aos contatos próximos do empreendedor e ao boca-a-boca dos primeiros clientes.

Para aqueles que avançavam e estruturavam uma área comercial proativa, a receita de bolo era sempre a mesma: levantar (ou comprar) uma lista de clientes potenciais, fazer a prospecção entrando em contato com todos (muitas vezes de maneira intrusiva), depois continuar com a venda para aqueles 0,5% a 1% que já estavam ativamente procurando por uma solução na sua área e deram uma atenção mínima para o vendedor já estressado pelo grande volume de “não’s” que escuta diariamente.

aumentar as vendas md (1)

A boa notícia é que a Internet permite formas muito mais inteligentes e lucrativas de atrair e guiar o seu potencial cliente até o momento da compra, e o mais importante, exige mais “cérebro” e menos “dinheiro” do que os meios tradicionais. Isso certamente dá mais condições aos empreendedores construírem empresas de alto impacto.

Não há fórmula mágica! Para dar resultado, o Marketing Digital exige bastante trabalho, disciplina e consistência. No entanto permite, mesmo com um investimento financeiro pequeno, construir um canal de vendas escalável, sustentável e previsível.

Nesse artigo vamos mostrar 5 Funções Necessárias Para que o Marketing Digital seja efetivo para aumentar as vendas, boa leitura e bons resultados!

Como Aumentar as Vendas: 5 Funções Necessárias

A  empresa tem cinco funções fundamentais dentro do Marketing Digital, para efetivamente conseguir aumentar as vendas: ela precisa atrair visitantes qualificados, converter potenciais clientes em Leads (oportunidades de negócio), se relacionar com pessoas em todos os estágios desse funil de vendas, fechar as vendas e, por fim, analisar os dados para otimizar a performance e garantir maior retorno.

como aumentar as vendas

Vamos explicar cada uma destas funções e como as diferentes técnicas de Marketing Digital ajudam a realizar cada etapa, lembrando que  você sempre tem duas opções, aplicar este nosso conteúdo sozinho ou, se preferir agilidade estamos à disposição para ajudar a aplicar este processo e alavancar suas vendas.

Bem… então vamos lá!

Atrair

Sem uma boa atração de visitantes para o site, nenhuma outra etapa do funil faz muito sentido. Conseguir tráfego de qualidade é um dos objetivo mais comuns de quem começa a investir em Marketing Digital e também uma das maiores dificuldades.

Vamos falar sobre as 3 tarefas que garantem ótimos resultados nesse objetivo:

• Produzir conteúdo;
• Otimizar conteúdo;
• Comprar mídia.

Produzir Conteúdo

Torne-se referência, mas principalmente seja encontrado pelo seu público alvo nos buscadores.

Tenha em mente que, quando falamos de produzir conteúdo, não estamos falando sobre escrever o quanto seus produtos e serviços são milagrosos e representam exatamente o que seu cliente procura.

A forma ideal de produzir esse conteúdo próprio é falar sobre temas que realmente atraiam a audiência por sua utilidade. Fale sobre sua área de atuação e o que ela tem a oferecer para os clientes, quais as principais novidades, entre outras possibilidades.

Se sua empresa é especialista em RH, fale sobre as boas práticas de gestão de pessoas. Se você tem uma concessionária, dê dicas de manutenção de carros ou de como economizar combustível.

É esse tipo de conteúdo que funciona para a nossa estratégia. É ele que as pessoas mais se interessam em ler, compartilhar em mídias sociais, indicar em outros sites através de links e que, pela soma de tudo isso, vai fazer sua empresa ser vista como referência.

Para ajudar nossos clientes neste processo de produzir conteúdo, oferecemos este serviço especializado, em nossa equipe contamos com uma redatora e uma segunda pessoa que transforma o conteúdo em conteúdo para vendas, com o objetivo final que é aumentar as vendas.

O conteúdo tem um outro objetivo muito IMPORTANTE  que é fazer com que o Google te ajude no processo de vendas, como? Produzindo conteúdo você será localizado pelo seus prospectos quando estiverem perguntando algo sobre seu nicho no Google, por exemplo.

Redes Sociais

A Social Media Optimization ou otimização para mídias sociais tem como objetivo alcançar um número maior de pessoas por meio das interações realizadas na redes.

Além de algumas redes sociais atraírem muitos visitantes por si só, o Google vem valorizando cada vez mais em seu algoritmo o quanto o conteúdo de determinada página é compartilhada nessas mídias.

Incentivar e facilitar o compartilhamento através de botões em cada post é praticamente obrigatório para qualquer blog.

No entanto, é possível ir ainda além e tentar trazer mais tráfego através desse canal.Uma forma de ampliar o poder de alcance é utilizar Pagamento Social em seus materiais.

Utilizando esse recurso, você determina que seu público–alvo só consegue acessar o conteúdo, se compartilhar o link, em Twitter ou Facebook, por exemplo.

Comprar Mídia

Para que as empresas que estão começando tenham algum fôlego no início de suas operações enquanto os resultados orgânicos não aparecem, investir na compra de mídia online é bastante indicado.

Além de permitir o aumento no número de visitantes qualificados do seu site da noite para o dia, anunciar nas mídias online é também uma forma de aprender um pouco melhor sobre o comportamento dos usuários no canal, mesmo quando sua presença ainda não é muito relevante.

Você pode ir dosando conteúdo com anúncios e, aos poucos, à medida que seu site for ganhando autoridade e acessos orgânicos, ir diminuindo o investimento.

O que funciona?

Atualmente há duas opções de mídia que são as mais recomendadas:
Facebook Ads – Os anúncios no Facebook são interessantes para atrair pessoas no começo do funil de vendas,
aquelas que ainda não identificaram que têm algum problema ou não estão ativamente procurando uma solução.

O ponto forte dos anúncios na rede social é a segmentação. Podemos escolher o público por sexo, região, profissão, interesses (que inclui as páginas curtidas), entre outras definições, aparecendo na tela dos usuários definidos como público-alvo.

Geralmente são anúncios mais baratos, que permitem a construção de uma audiência de qualidade rapidamente. No
entanto, precisam ser trabalhados com bastante conteúdo ao longo do tempo para efetivamente realizarem a compra.

Google Adwords (Links Patrocinados) – Anunciar nos Links Patrocinados do Google é útil para atrair quem já busca por soluções, pois a chamada para o site aparece quando o usuário digita algumas das palavras-chaves que a empresa definiu na compra do anúncio. Ou seja, só acha esse conteúdo quem está buscando por ele.

De forma geral, os visitantes vindos do Adwords estão mais próximos do momento de compra, o que pode acelerar as vendas para sua empresa. No entanto, essa atratividade gera uma competição maior e como os anúncios funcionam no formato de leilão, o preço pode ser um pouco maior.

Em geral são essas as duas opções que funcionam muito bem. Tanto o Twitter como o LinkedIn também abriram opções de anúncios e podem ser interessantes, mas é preciso identificar se isso faz sentido para sua empresa, já que variam muito caso a caso.

vender mais

O que não funciona?

Por outro lado, há algumas ações bem conhecidas, mas que não se sustentam ao longo do tempo. Os anúncios em banners em grandes portais são um exemplo disso. Eles custam muito caro e os usuários já estão condicionados a não olhar mais pra eles.

Na prática, os resultados são mínimos para um investimento que certamente pesa para uma empresa nascente. Existem ainda as práticas desfavoráveis, como comprar seguidores ou comprar listas de email.

Nem pense em fazer isso, não só para evitar manchar a reputação de sua empresa, como também para evitar desperdícios financeiros. Essas pessoas nunca demonstraram interesse na sua empresa e a prática certamente não vai funcionar.

Se é para gastar com mídia, invista no Facebook Ads ou no Google Adwords, que já têm o funcionamento comprovado.

Com as técnicas certas, eles funcionam muito bem.

Converter

Realizando da forma correta as atividades de atração, o tráfego está resolvido e é necessário seguir para o próximo desafio. O objetivo é sempre fazer com que esses visitantes se tornem clientes.

Em sites de ecommerce, esse caminho é mais curto e evidente: é um comportamento comum as pessoas clicarem no botão de compra e realizarem a conversão.

Em vendas um pouco mais complexas, a situação acaba sendo um pouco diferente. São necessários passos intermediários e é sobre um desses passos que vamos falar agora: tornar os visitantes em Leads.

Por que gerar leads vai contribuir para aumentar as vendas?

Em uma venda mais complexa, em especial as B2B, os clientes precisam ter muita segurança em relação ao fornecedor antes de realizar a conversão. Os tomadores de decisão possuem uma grande responsabilidade e deverão responder caso a contratação não resolva de fato o problema.

Por isso, ganhar a confiança e permitir que essas pessoas conheçam bem sua empresa é um passo essencial para a venda se concretizar. Uma analogia que costumamos fazer é que uma venda complexa é como realizar um casamento.

Não é no primeiro dia que se faz o pedido: é preciso conhecer, trocar telefones, marcar encontros, começar a namorar, conhecer família, entre outros passos importantes.

A geração de Leads é o equivalente a trocar telefones: buscamos obter informações de contato de alguém que demonstrou interesse no seu tema de mercado e usamos a gestão de Leads (o relacionamento com o potencial cliente) para ganhar confiança e gerar demanda ao longo do tempo. É um erro bastante comum de diversas empresas ter um site só com os produtos e serviços.

O autor Chet Holmes, no livro The Ultimate Sales Machine, uma das referências na área de Vendas, explica que, para um mercado qualquer, o momento de compra dos clientes forma quase que um padrão. Segundo ele, apenas 3% do público está ativamente buscandoopções e querendo comprar algo e cerca de 7% está aberto a propostas.

Para geração de Leads tem três pilares importantes: oferta, Landing, Page e promoção.

Como você pode ver te um sistema para aumentar as vendas através do Marketing Digital, incluir inúmeras ações, e o mais importante, ações planejadas. Para que sua empresa venda mais, estar na internet é fundamental, porém de forma consistente.

FAÇA SEU PLANEJAMENTO DE VENDAS PARA 2018! Conte com nossa ajuda, investir na internet é a melhor forma de captar e se relacionar com novos clientes.

No próximo artigo iremos detalhar os três pilares importantes para gerar leads qualificados: oferta, Landing, Page e promoção.

Leia também: Facebook para Empresas