A internet foi criada em 1969 e desde então continua revolucionando a vida de todos. Seja na comunicação, no trabalho ou no estudo, a rede alterou vários hábitos e, atualmente, provocou diversas mudanças nas práticas dos consumidores e nas formas como as empresas se relacionam com o seu público. Antes de realizar uma compra, grande parte da população realiza pesquisas online referente ao que deseja e acaba encontrando várias informações e opções.

Com toda essa procura e concorrência, é imprescindível a presença das empresas nas redes sociais. A web é o lugar ideal para manter um bom relacionamento com seu público e possibilitar a captação de novos clientes e o aumento das vendas. Quanto mais seguidores você possuir, maior visibilidade e engajamento seus conteúdos irão ter, afinal de contas, o que adianta criar as melhores publicações se existem poucos seguidores que podem acessá-las?

Como Fazer Sorteios no Facebook e Instagram

E agora, como atrair o público para as suas redes sociais? Ou a pergunta que não quer calar: como conseguir um bom número de seguidores no Instagram? E é com essas perguntas que vamos chegar ao assunto principal do nosso artigo: sorteios nas redes sociais.

O sorteio, tanto no Facebook quanto no Instagram, otimiza o engajamento do seu público e a captura de novos seguidores com interesse nos seus produtos ou serviços. Porém, no Instagram ele se torna mais essencial e importante, principalmente para conquistar novos seguidores, pois, diferente do Facebook, o aplicativo não possibilita convidar as pessoas para seguir o perfil.

Principais benefícios dos sorteios

Ganhar uma massagem corporal, uma pizza família, um vale-compras… Quem é que não gosta de concorrer a um produto sem custo algum? O público disposto a seguir algumas simples regras para participar de um sorteio é muito grande e isso favorece muito quem cria as promoções. Portanto, confira os principais benefícios dos sorteios: 👇🏼

  • Ganho de visibilidade: os sorteios são uma ótima forma de alcançar um público que vai além dos seus seguidores, principalmente se uma das regras do sorteio for marcar os seus amigos ou compartilhar uma publicação;
  • Satisfação do público: os sorteios são ações muito bem vistas pelos clientes e melhoram a percepção em relação ao seu negócio;
  • Retorno sobre o investimento: com o aumento da visibilidade obtida, as chances são grandes de você conseguir fechar vendas que ultrapassem o valor investido no produto ou serviço sorteado.

Qual produto ou serviço sortear?

Um fator importante que devemos esperar dos resultados do sorteio é a sua qualidade, não a quantidade. Ou seja, se você tem uma loja de calçado e fizer o sorteio do último modelo do Iphone, a repercussão será enorme, mas, por outro lado, a chance de que esses seguidores se tornem seu cliente é muito pequena. Além de escolher um produto atraente, escolha um produto do seu negócio ou relacionado a ele, pois assim você irá atrair seguidores que tenham interesse nos seus serviços.

5 Passos Para Você Fazer o Sorteio:

Chegou a hora de criarmos nosso sorteio, pronto? E relaxe, são apenas cinco passos simples, confira! 👇🏼

  1. Escolha o produto que será sorteado: analise os gostos e desejos do seu público para escolher um produto ou serviço de acordo com o interesse e que ao mesmo tempo seja imperdível – cuidando para não fugir do seu nicho de atuação;
  2. Elabore as regras: defina as normas e regras desde o princípio e informe o funcionamento aos seus seguidores. Exemplos de regras: seguir a página, marcar amigos, comentar na publicação… É importante também lembrar de estabelecer uma data de início e fim da promoção
  3. Crie a imagem “oficial” do sorteio: elabore uma imagem chamativa, mas ao mesmo tempo não muito poluída. O melhor é que para elaborar uma arte atraente não é preciso ser designer ou ter conhecimentos técnicos sobre edição de imagens. Em ferramentas como Canva ou Crello, você encontra vários modelos de postagens prontos e que você pode personalizar.
  4. Divulgue o sorteio: produto definido, regras elaboradas, imagem pronta, chegou a hora de publicarmos o sorteio! Publique na sua página, compartilhe e divulgue para seus amigos e contatos.
  5. Analise e divulgue os resultados: após o encerramento do prazo definido nas regras, é hora de sortear, postar na sua página quem são os ganhadores e entrar em contato com eles através de uma mensagem privada. É importante lembrar de conferir se o sorteado cumpriu todas as regras do sorteio.

Alguns cuidados ❗

Apesar de os passos do sorteio serem simples, é importante prestar atenção em alguns aspectos, como:

  1. Pense cuidadosamente nas regras do sorteio, elas precisam ser claras para que o público possa segui-las sem dificuldades.
  2. Não copie conteúdos de outras páginas, utilize imagens e textos originais. A cópia do conteúdo pode gerar várias consequências negativas.
  3. Cuide com o excesso de hashtags, elas podem poluir a postagem e ainda captar seguidores que nem são da região que você está programando o sorteio.
  4. Tenha certeza que pode entregar o que prometeu, elabore desde a aquisição do produto ou serviço até a sua entrega ao ganhador.

Aplicativos de Sorteio:

Fique tranquilo, você não irá precisar escrever o nome de cada participante em pedaços de papel e sortear tirando um deles em um saco. Há várias ferramentas que realizam o sorteio e facilita todo o processo, basta seguir alguns passos e pronto, o aplicativo sorteia o ganhador automaticamente. Confira os 3 principais aplicativos de sorteio:

  • Wishpond: com essa ferramenta é possível fazer sorteios no Instagram, Facebook e até em seu site. O Wishpond traz promoções feitas através de enquetes, indicação de amigos, cupons de desconto, entre outros.
  • Sorteiogram: é um aplicativo de sorteio apenas para sorteios no Instagram. Ela pode ser utilizada facilmente utilizando apenas da URL da sua postagem. Basta inserir o link, o seu usuário e e-mail na data do sorteio.
  • Sorteador: também realiza o sorteio entre os comentários realizados na sua publicação. Serve tanto para Instagram quanto para Facebook, basta inserir o seu perfil ou a URL da postagem.

Impulsionando o Lançamento e Alcance do Sorteio:

Já vimos a importância dos sorteios para impulsionar seu negócio, o passo a passo e até os aplicativos que fazem o sorteio, mas como vamos aumentar o alcance da publicação e atingir um público maior? Basta seguir as dicas a seguir:

  • Compartilhe a publicação em outras redes sociais para conseguir uma visibilidade maior. Mas deixe claro que para a seguir as regras é somente em uma conta, para não ter perigo de você ter escolhido fazer o sorteio através do post do Instagram e as pessoas comentarem no seu compartilhamento no Facebook.
  • Utilize as hashtags de forma correta, de acordo com sua publicação e sempre cuidar do excesso, como mencionado anteriormente.
  • Patrocine a publicação para que a postagem do sorteio seja mostrada para pessoas que ainda não são suas seguidoras.
  • Dê uma atenção especial à arte utilizada, pois ela que irá divulgar o seu sorteio.
  • Explore o Stories, a ferramenta do Instagram permite o envio de imagens e vídeos temporários. Essa é uma opção interessante para lembrar o público do seu sorteio.

Vamos sortear?

O sorteio é uma alternativa muito indicada para quem deseja ganhar mais seguidores, aumentar o engajamento do e público e melhorar a percepção do público em relação ao seu negócio. Agora que você sabe tudo sobre sorteios, inicie suas promoções!

Você já fez algum sorteio nas redes sociais? Comente como foi sua experiência ou qualquer dúvida que tenha surgido durante nosso artigo! 😉

como fazer sorteios no Facebook e instagram